RESENHA DO FILME "A HISTÓRIA DAS COISAS"

O filme mostra o quanto os processos industriais afetam de forma direta o desenvolvimento sustentável (que nada mais é do que o uso dos recursos naturais sem agredir o meio e preservando as mesmas para futuras gerações), e indiretamente todos os seres do planeta Terra. Podemos dizer que não há mal que cometam ao mundo que não tenha seus reflexos, aliás, estamos vendo aí como que a exploração dos recursos naturais alteram a naturalidade das coisas.  A atmosfera é um local onde permanentemente ocorrem reações químicas, Ela absorve  uma grande variedade de sólidos, gases e líquidos proveniente de fontes tanto naturais como industriais. E são exatamente essas fontes industriais que o filme usou como foco para tamanha destruição. A grande quantidade de elementos como o SO2 (dióxido de enxofre) que é o poluente mais característico do processo industrial que é proveniente da combustão de fluídos-óleos e do carvão que quando queimados liberam grande quantidade de enxofre no ar. Que combina com oxigênio e forma o SO2.

Basta vermos como que as  alterações no clima são mais constantes e vermos também acontecimentos que nunca antes foram vistos no mundo estarem ocorrendo de uma forma tão constante. (Inversão Térmica, furacões, Efeito estufa, buraco na camada de ozônio, chuvas constantes, secas, tornados, furacões, destruição das calotas polares) enfim:  O CAOS.

Voltando para a temática do filme que é o foco principal dessa resenha, foi visto que as crescentes mudanças no conceito de industrialização foi algo que contribuiu e que contribui muito para que os processos fabris viessem a poluir tanto. Fazendo se alterar os aspectos encontrados que são elementos  das atividades, são produtos, são serviços  de uma organização que pode vir a interagir com o meio ambiente  e os transformando em impactos ambientais “negativos” de grande porte.  Quando escrevo “negativo” é para frisar que nem todo impacto ambiental é negativo porém,  todo impacto altera o meio ambiente.

O filme mostra que uma maneira pratica de se alterar os mecanismos atuais é através da conscientização ambiental por meio das pessoas, das indústrias, o que já poderia contribuir muito para alteração do quadro atual. Porém é muito complicado alterar mecanismos que já viemos viciados no consumismo e falar sobre conscientização agora onde é totalmente aparente o que está acontecendo com nossa casa a Terra.

Portanto gostaria de finalizar essa resenha esperando que com o Tratado de Copenhague  que foi realizado ontem dia 7/12/2009 que as entidades de todo mundo (incluindo China, Estados Unidos e Índia) se comprometam em estar diminuindo esse quadro dramático de desordem no planeta pois, os Processos industriais sempre vão estar aí no planeta, porém tem que haver grandes estudos e projetos para que esse quadro seja revertido a nosso favor.

O mundo precisa respirar!!!!

Denilson Tassinari - 8/12/2009.

 

 

“Todo cidadão tem direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem como o uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e a coletividade o dever de defende-lo e preserva-lo para presentes e futuras gerações”

(Art. 225 da Constituição da República Federativa do Brasil)

terça 08 dezembro 2009 19:16



22 comentário(s)

  • Raquel Seg 09 Set 2013 13:29
    Parabéns... AMEI!
    Muito bom
  • maria aparecida mailto Ter 12 Fev 2013 19:43
    Ola tudo bem ? li sua resenha achei otima , por favor mim diga ai qual é o papel dos governos , das corporações e da sociedade civil na produção da vida explicitado na historia das coisas?
  • jayne mailto Qua 31 Out 2012 14:08
    mim ajudou bastante!! valeu
  • Nicole Ter 18 Set 2012 02:01
    Vi ao vídeo e adorei e com a sua resenha pude concluir meu pensamento pra o término de um trabalho. Obrigada!
  • Elton mailto Dom 19 Ago 2012 15:04
    Engraçado, hoje 19 de agosto de 2012, faltando pouco para 3 anos após sua resenha.. infelizmente o tratado de Copenhague parece não ter tido resultados... Eu espero que outros tratados criados, reformulados, e discutidos traga o primeiro passo para a solução do CAOS.
  • Munique mailto Qua 08 Ago 2012 19:07
    Parabens, ótimo o texto, me ajudou bastante num trabalhinho.
    Abraços.
  • aiara mailto Qua 18 Jul 2012 21:56
    adorei
  • Anônimo Qua 04 Jul 2012 19:36
    Sua resenha está ótima, mas poderia falar sobre a setinha dourada do consumismo
  • Anônimo Qua 04 Jul 2012 19:34
    Olha, eu achei que essa resenho está ótima, mas poderia falar da setinha dourada.
  • Deurivania mailto Qui 24 Mai 2012 00:54
    Tai é uma boa resenha ! da muito entusiasmo para que assitimos o filme!


Seu comentário :

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.80.119.167) para se identificar     



Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para lotus81

Precisa estar conectado para adicionar lotus81 para os seus amigos

 
Criar um blog