EXERCÍCIOS GESTÃO AMBIENTAL.1º Parte (Prática de Melhoria Contínua)

Abaixo vou postar as questões de 1 a 8 do Trabalho de Gestão Ambiental aos alunos que não conseguiram compreender muito bem a apostila que foi passada para os grupos.

 Qualquer duvida ou opinião, me adicionar no hotmail: tassi_00@hotmail.com

 

 

1) Defina Sistema de Qualidade e Melhoria Contínua.

 Sistema de qualidade> totalidade de características de uma entidade que confere a capacidade de satisfazer as necessidades explicitas e implícitas.

Melhoria Contínua> é o processo de aperfeiçoamento do sistema de gestão ambiental p/ alcançar melhorias no desempenho ambiental global, juntamente com a política ambiental de organização.

 2) Por quantas normas primárias é composto a ISO 9001-2000?

 Por quatro normas primárias / PDCA- (PLANEJAR-CHECAR-FAZER-AGIR)

3) Comente sobre os dois grupos de características essenciais para a pratica da melhoria contínua apresentada no texto.

O primeiro grupo é um grupo mais individual, de habilidades e de características próprias e é baseado dentro da conduta de cada funcionário dentro da empresa. E o segundo grupo tem como característica a estruturação e organização da política interna para melhoria contínua.

 4) Quais são os quatro pilares ou precondições necessárias para garantir a pratica da melhoria continua por todos os funcionários. Cite e comente sobre cada um deles.

Entendimento, competências, habilidades e comprometimento.

Comentários:

*Entendimento> É o principio desses 4 pilares, a necessidade do entendimento individual vai ser fundamental para assimilação dos outros três pilares (contribuição individual para o êxito dessa atividade).

*Competências> Parte essencial para o sucesso da melhoria continua. Abrange principalmente os conhecimentos para solucionar determinados problemas. As idéias geradas, o fluxo de sugestões e de execuções, além da motivação organizacional para colocar o esforço a mais para melhorar o processo são os principais alvos desse processo.

 *Habilidades> Competência e habilidade andam lado a lado pois a versatilidade e a capacidade de gerenciar, analisar, implementar inovações tecnológica auxiliando nos projetos implementados dentro das empresas causa grande impacto na melhoria continua. Alem de ligar as atividades de melhoria em todos os níveis da estratégia da empresa.

*Comprometimento> É a unidade(união) entre gerência e funcionários de base, formando equipes para que o planejamento da melhoria continua seja exercida em caráter sistemático. Havendo comprometimento diário para o sucesso do planejamento.

5) Quais são os objetivos do programa “fique de olho na qualidade” Empregado pela empresa “A” como ferramenta na busca da melhoria continua.

Conscientizar os funcionários quanto à importância da qualidade dos produtos da empresa motivando a detecção de falhas. Além de promover o entendimento da relação fornecedor cliente interno e externo.

6) Quais foram as principais dificuldades pela empresa “B” para a adequação da norma ( A empresa foi certificada pela ISSO 9001-1994, em 2002 se adequou a ISO 9001-2000).

A cultura da resistência à mudança apresentada pela maioria dos funcionários.

 A ausência de um sistema de gerenciamento da melhoria continua

A falta de estruturação de um sistema de mediação de desempenho.

A ausência de um histórico de ações de melhorias anteriores.

7) O que mudou na empresa “B” após a implantação da norma ISSO 9001-2000.

Depois da primeira inspeção foi notório o crescimento em sua melhoria nos aspectos de estruturação e desenvolvimentos dos processos, fazendo uma união entre chão de fábrica e gerencia. resultando numa maior adequação as normas ISO 9001:2000. talvez até porque isso pedisse um pouco mais de tempo até mesmo para organizar essa nova estrutura dependendo do esforço em união de todos para o sucesso desse processo.

8)Em sua opinião as empresas A e B, foram favorecidas após a readequação a norma ISSO 9001-2000. Justifique sua resposta.

 SIM.

No caso da empresa “A” porque já vinha de um histórico desde o inicio com essa implantação da ISO . E com a união dos funcioonários para o desenvolvimento dessa melhoria.

Ampliando, e adequando-se as normas da qualidade e com um modelo de gestão baseado por processos visando sempre a melhoria continua satisfazendo o seu publico alvo.

Até por isso foi mais fácil de ser assimilada essa nova metodologia ISO, dentro da empresa.

 

Já a empresa “B” praticava atividades de melhoria, (ISO) porém numa abordagem não estruturada e gerenciada isto é (Só se apagavam incêndios) essa metodologia já veio com a implantação da fábrica no Brasil. Trazendo grandes conseqüências, tais como a,insatisfação do cliente e mesmo depois da implantação da ISO9001-2000 não obteve grandes êxitos até a primeira inspeção. Até porque isso pede um pouco mais de tempo até mesmo para adequação dos funcionários dependendo do esforço e da união de todos em comum para o sucesso desse processo. Mas o fato de se instalar o sistema de certificação IS0 9001-2000 com certeza foi positiva, pois somente assim puderam analisar os erros e adequar-se para uma nova metodologia.

terça 17 março 2009 11:54




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