A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO PARA O HOMEM E A SOCIEDADE

Blog de lotus81 :Denilson Tassinari   'Voluntário da Pátria', A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO PARA O HOMEM E A SOCIEDADE

 Abaixo vou postar um texto que achei incrivel, retirado de uma apostila da Universidade do Estado de Amazonas,  do curso de Administração da disciplina de Psicologia Aplicada. Eu retirei fragmentos dessa apostila e separei por temas, e esse primeiro tema é sobre o poder do trabalho sobre o homem e a sociedade de maneira geral.

Então espero que esse texto possa  levar varias pessoas a reflexão sobre o efeito do trabalho no individuo. Vamos lá:

...O trabalho é o principal fator de produção de riqueza. O próprio capital resulta,    em última instância, de uma remuneração de fatores de produção que foi reinvestida para aumentar a eficiência ou o volume da produção. Só se pode consumir o que se produz e o trabalho é o principal fator de produção. Mas o trabalho não é apenas uma variável isolada na condição e motivação humana, é, acima de tudo, uma forma de relação e socialização do indivíduo. 

Conhecer o signiifcado do trabalho, para os trabalhadores, é de suma importância para que o gestor possa compreender sua motivação e em consequencia disso, sua produtividade. 

"Significado é algo que nos  dá uma certa direção,  informa-nos as formas pelas quais as coisas fazem sentido para nós. Encontrar um significado no trabalho o motivaria a crescer junto com a empresa, compatibilizando nossos interesses e competências pessoais com os objetivos e competências empresariais." (Robbibs, 2005) 

Autores como Christophe Dejours (1992) têm afirmado que as organizações (e o ofício nelas desenvolvidos) são lugares propícios ao sofrimento, ao tédio, ao desespero, ao desconforto existencial. Outros, como Diane Tracy (1994), afirmam que a maioria das pessoas acaba perdendo o interesse pelo trabalho e envereda pelo caminho da mediocridade. 

Muitos adotam o ponto de vista de que o trabalho é um fardo, de que o homem é obrigado a trabalhar para sobreviver ou, caso seja afortunado, conseguir excedentes suficientes para permitir-lhe fazer as coisas de que gosta. 

" Como somos diferentes uns dos outros, nossas motivações também o são. Alguém pode sentir-se predominantemente motivado por fatores econômico-financeiros e todas as suas possibilidades em termos de aquisição de bens e serviços. Se o trabalho lhe proporciona  benefícios dessa ordem, é possível que nele encontre significado. Outro pode sentir-se predominantemente motivado pelo desejo de ser saudável, de ser amado, de sentir-se competente, de ser reconhecido, de participar de decisões, de realizar tarefas intrinsecamente desafiadoras e instigadoras ou outra coisa qualquer. Se o trabalho lhe proporciona benefícios dessa ordem, é possível que nele encontre significado. Descobrir o significado, para você, do trabalho que você executa é, portanto, imprescindível. " (Soto, 2002)

De um modo geral, baseado na obra de  Willis Harman e John Hormann (1990), pode-se dizer que existem elementos que estão presentes em um trabalho significativo. Por exemplo:

 promoção da aprendizagem e do desenvolvimento da pessoa

 oportunidade de proporcionar às pessoas um papel social nas atividades da sociedade

 promoção, na pessoa, da sensação de estar contribuindo, de pertencer, de ser apreciado, que  permite desenvolver sua auto-estima

 oportunidade de produzir bens e serviços desejados pela sociedade

 promoção de satisfação

Além dessa abordagem a maioria das discussões sobre trabalho leva em conta os seguintes pressupostos: 

a) o trabalho é parte essencial da vida do homem: é ele, muitas vezes, quem define o papel de um indivíduo na sociedade:

b) as pessoas tendem a gostar do seu trabalho ou a procurar trabalhos que lhes tragam satisfação:

c) o trabalho é uma atividade social, que serve para inclusão do homem, evitando que o mesmo fique à margem da sociedade; 

d) moral do trabalhador não tem relação com as condições materiais do trabalho. Itens como temperatura, iluminação, ruído e umidade afetam a saúde física e o conforto e não a motivação (basta lembrar das conclusões da experiência de Howthorne);

e) sob condições normais, o dinheiro é um dos incentivos menos importantes

f)  o desemprego é um poderoso incentivo negativo, porque elimina o homem de sua sociedade.

 Denilson José Tassinari

Analista Ambiental e de Segurança do Trabalho

 

 

quarta 23 fevereiro 2011 06:35



1 Fan

Nenhum comentário A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO PARA O HOMEM E A SOCIEDADE



Seu comentário :

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (23.23.28.23) para se identificar     



Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para lotus81

Precisa estar conectado para adicionar lotus81 para os seus amigos

 
Criar um blog